A Importância da SIPAT para Redução de Acidentes

A Importância da SIPAT para Redução de Acidentes

Compreenda a importância da SIPAT para redução de acidentes e também para promover a saúde dos funcionários na empresa.

Funcionários de empresas estão sujeitos a ter estresse na rotina de trabalho, a cansaço e a insatisfações tanto profissionais, quanto pessoais.

Imagem de Focus

Isso pode ajudar a resultar em doenças e acidentes de trabalho, pois nem sempre o ambiente em que se trabalha tem uma infraestrutura adequada para ajudar a prevenir esses fatores. Essa infraestrutura adequada é o que faz com que esses funcionários se sintam satisfeitos e trabalhem dispostos.

Porém, é aí que entra a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) que aborda diversos temas, de acordo com as necessidades de cada empresa.

Esses temas podem ser:

  • Ginástica laboral;
  • Hábitos saudáveis;
  • Ergonomia;
  • Equipamentos de proteção individual;
  • Qualidade de vida no trabalho;
  • Prevenção de doenças ocupacionais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Alcoolismo e tabagismo, entre vários outros temas.

A SIPAT é uma atividade obrigatória para as empresas que possuem uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e é realizada anualmente.

Essa comissão é composta por representantes do empregador e dos empregados, com o objetivo de reduzir, porque através de atividades voltadas à prevenção, os números de acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

Isso é feito através de ações motivadoras como palestras, treinamentos, dinâmicas, atividades motivacionais, gincanas, comunicados, apresentações teatrais, circuito saúde, entre outros, utilizando essas estratégias para envolver os trabalhadores.

Além disso, é realizado alguns exames como verificação do peso, altura, gordura corporal, glicemia, pressão arterial, entre outros indicadores de saúde. Para identificar possíveis problemas de saúde do trabalhador. Ao final, ginástica laboral, concursos e brindes, pois são algumas formas de presentear os participantes.

Imagem de Focus

O objetivo principal da SIPAT é dar informações ao trabalhador que o façam compreender sobre a importância dos cuidados com a Segurança do Trabalho e o seu comportamento em relação aos riscos com a saúde e segurança na empresa. Fazendo então, com que o mesmo entenda a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Identificando os riscos ambientais, fazendo assim as correções necessárias e indispensáveis para tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

Redução nos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, funcionários mais produtivos e saudáveis, melhora do clima organizacional, equipes integradas, diminuição de afastamento do trabalho são alguns dos benefícios importantes da SIPAT na empresa.

Acompanhem nossas dicas em nosso Instagram: Focus Laboral.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Focus Laboral www.focuslaboral.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×