Ginástica Laboral para Trabalhadores da Fundição

Ginástica Laboral para Trabalhadores da Fundição

Esse artigo aborda os benefícios que a Ginástica Laboral tem na vida dos trabalhadores da área de fundição.

Fundição trata-se de um processo de fabricação de peças metálicas, que consiste em colocar metal líquido na cavidade de um molde com o formato e medidas desejadas das peças que serão fabricadas.

Pessoas que trabalham no setor de fundição, ficam frequentemente expostos a vários tipos de riscos, que são bastante preocupantes para a saúde.

Imagem de Focus

Nosso trabalho é extremamente perigoso!

Edson Kazuhiro, trabalhador do setor de fundição há mais de 3 anos no Japão, explica que a ginástica antes do trabalho ajuda a manter a concentração e foco na atividade exercida. As empresas no Brasil, todas deveriam adotar a ginástica laboral.

A execução do trabalho se dar de acordo com o ritmo das máquinas, o que faz com que o trabalhador tenha constantemente movimentos repetitivos.

Esses movimentos repetitivos, causam doenças como LER/DORT (as mais comuns são: bursite, que é a inflamação da bursa; tendinite, que é a inflamação nos tendões; síndrome do túnel do carpo, que é a o resultado da compressão do nervo mediano no canal do carpo, entre outras). Que são as consequências da forma errada de como é realizado o trabalho.

Consequências da falta de um programa GL

Além dessas doenças, os funcionários de fundição também sofrem com outros distúrbios ocasionados pelo trabalho, como formigamentos, dores de modo geral, fadigas musculares, perda do controle dos movimentos e lesões na coluna vertebral.

Imagem de Focus

O esforço físico, postura inadequada, levantamento de peso, estresse, movimento repetitivo, rotina intensa e a longa jornada de trabalho. Afetam a integridade física e mental do trabalhador, gerando dores, desconfortos e causando doenças.

Contudo, é possível prevenir esses acometimentos gerados no ambiente de trabalho, através de intervenções como a Ginástica Laboral. E deve ser realizada durante o expediente e com duração de 10 a 15 minutos, pelo menos 3 vezes na semana.

E que tem como um dos objetivos conscientizar os trabalhadores sobre a importância na mudança dos hábitos posturais durante o trabalho.

Através de uma série exercícios que visam melhorar a postura, diminuir a tensão nos músculos e melhorar a flexibilidade dos mesmos. Isto proporciona a mobilidade e a condição da saúde do trabalhador de modo geral.

Além disso, as atividades elaboradas mostram resultados imediatos e de longo prazo, desde alívio de dores, consciência corporal e melhora nos relacionamentos interpessoais.

A ginástica laboral ainda ajuda a gerar benefício mental, como a diminuição do estresse, da ansiedade e proporcionando mudança no estilo de vida dos funcionários, pois ela os estimulam a terem uma melhor qualidade de vida.

Imagem de Focus

Uma vez que a mesma influencia na saúde profissional e também pessoal, fazendo com que o rendimento no trabalho seja melhor, pois os funcionários se sentem mais dispostos e satisfeitos.

Não deixe de acompanhar nosso Instagram: Focus Laboral

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Focus Laboral www.focuslaboral.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×