Mãos Saudáveis Longe de Tendinite

Mãos Saudáveis Longe de Tendinite

Imagem de Focus

Tendinite nada mais é que uma inflamação nos tendões e é caracterizada pela presença de dor, inchaço, calor e formigamento, mesmo com pequenos e leves movimentos.

Portanto, a tendinite nas mãos pode ser considerada uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER), devido ao uso frequente da região.

O tendão é uma estrutura formada por fibras resistentes e composto de tecido conjuntivo, que liga as extremidades dos músculos aos ossos, unindo-os.

Por causa do tendão que conseguimos movimentar as mãos, os ombros, as pernas e outras regiões do corpo.

Se o tendão sofrer traumas diários, como por exemplo os movimentos repetitivos ao longo do dia, e não tiver a musculatura forte para dar apoio, ele fica sobrecarregado provocando a sua inflamação.

A tendinite pode acometer qualquer pessoa, principalmente pessoas que não fortalecem os músculos e que adotam uma postura inadequada ao longo do dia.

Imagem de Focus

A causa mais comum da tendinite é o trauma local ou excesso de esforço durante trabalho ou atividade física.

Essa inflamação também é uma consequência de hábitos modernos, que é uma das principais causas, como mexer várias vezes no celular, digitar no teclado do computador por muitas horas seguidas e até mesmo dirigir.

As pessoas que são mais comumente afetadas com tendinite nas mãos são costureiras, faxineiras, pintores, pedreiros, jogadores de vôlei, pianistas, operário... Pessoas que desempenham a mesma tarefa durante horas e pessoas que passam o dia digitando ou escrevendo.

Como ter as mãos saudáveis longe de tendinite dolorosas

Enfim, todas pessoas que fazem uso excessivo e movimentos repetitivos com as mãos estão aptas para desenvolver tendinite nas mãos.

As dores ocasionadas pela tendinite piora com os movimentos e resultam na diminuição da força. Essas dores começa no local e pode irradiar para toda a musculatura ao redor.

Em casos mais graves e que não tratados, é capaz de atrofiar a musculatura, pois a dor torna-se persistente e limita o movimento.

A tendinite nas mãos pode ser prevenida através de alguns intervalos durante o dia para exercitar as mãos no período de trabalho. E mantendo a postura ereta para evitar sobrecarregar diferentes regiões do corpo.

Imagem de Focus

Além disso, uma outra maneira de prevenir a tendinite é a Ginástica Laboral dentro da empresa, através das práticas de exercícios que são propostos, com o objetivo de fortalecer os músculos e os tendões e ainda com a realização de alongamentos.

Com isso, o tendão fica menos exposto ao impacto constante causado pelos esforços repetitivos, amenizando assim possíveis dores que podem causar grandes desconfortos.

Acompanhem nossas dicas em nossas redes sociais: Instagram e YouTube.

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Focus Laboral www.focuslaboral.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×